Saiba como gerar engajamento na campanha Viva seu Município

19022021_Post_Viva_2021_Modelo-B

Como toda campanha de mobilização popular, o sucesso está em atingir o público-alvo e conquistar o objetivo de disseminar alguma informação. Assim, para alcançar com segurança a maior quantidade de pessoas, em meio ao crescimento de casos da Covid-19, as ações da campanha Viva Seu Município serão virtuais neste ano.

A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), juntamente com as demais federações e associações de todas as 27 entidades estaduais, desde o ano de 2014. O engajamento dos munícipes estará condicionado à estratégia adotada. Por isso, a sugestão é seguir o passo a passo apresentado. De forma inovadora, mas sem perder a essência da iniciativa, serão aplicados os conceitos de campanha governamental e social em cada um das atividades.

A união das duas ideias objetiva informar a população sobre ações mais importantes, sem veicular a imagem dos governantes, reforçando as conquistas recentes do movimento municipalista e como elas impactam a vida das pessoas, bem como apresentar os desafios enfrentados pela administração local. O conjunto de ações e os desdobramentos da campanha serão promovidos pelas mídias sociais.

É fundamental promover o diálogo com o público durante todo o processo – antes, durante e depois das ações. A orientação é divulgar os canais que serão usados, a hora em que ocorrerá o encontro virtual e preparar a apresentação. Em relação ao que será mostrado, a dica é fazer um roteiro.

O que apresentar?

Na apresentação, o prefeito pode explicar como a participação nas mobilizações municipalistas beneficiam na prestação de serviços. Também é indicado explicar sobre as competências municipais e apresentar o que tem sido feito para garantir o atendimento das necessidades e o desenvolvimento local. Caso seja o primeiro mandato da atual gestão, a recomendação é compartilhar com os munícipes o plano de governo e as ações já iniciadas.

Outra ideia para a live do Município é mostrar como as conquistas municipalistas chegaram na ponta, como, por exemplo: os agentes culturais beneficiados pela Lei Aldir Blanc e os investimentos feitos com os recursos extraordinários da saúde e da assistência social. O gestor também pode comentar sobre outras ações envolvendo o movimento municipalista e divulgar vídeo sobre a importância do Município na vida da população.

A transmissão pode ser promovida pelo gabinete da prefeitura em parceria com a comunicação e as secretarias municipais. É importante destacar que não é necessária uma grande estrutura para fazer a transmissão nas redes sociais. É possível promover a live de qualquer celular com câmera, com um tripé ou um local de apoio para o aparelho.

Passo a passo:

1) Se ainda não tiver conta no YouTube, no Facebook ou no Instagram, crie o perfil da prefeitura para fazer a transmissão (lembre-se que a ação é institucional e NÃO deve ser feita pelas redes sociais do prefeito);

2) Baixe o aplicativo da rede social escolhida para fazer a transmissão pelo celular (de preferência aquela que os munícipes mais usam);

3) Divulgue a live pelos meios de comunicação mais eficientes (exemplo: carro de som, mensagens pelo celular, rádio local, banner no site oficial da prefeitura, informativos e cartazes nos postos de atendimento ou imprensa local);

4) Destaque o link de acesso, o dia e a hora da transmissão (a recomendação é dia 23/02/2021, às 11 horas);

5) Faça o roteiro dos temas que serão abordados;

6) Escolha o local com boa iluminação e que não tenha barulhos externos, para não dificultar o entendimento do que será dito;

7) Posicione o celular na horizontal, exceto se a transmissão for feita pelo Instagram;

8) Teste com antecedência;

9) Coloque o nome da campanha Viva Seu Município no título e na descrição para que seja possível encontrar a transmissão feita pela prefeitura;

10) Deixe a transmissão salva e, se for pelo Instagram ou Facebook, marque o @portalCNM nos comentários;

11) Interaja com os participantes (agradeça as participações; peça que compartilhem com os vizinho e com os amigos; e mencione alguns nomes e comentários)

12) Preste atenção para não tapar o áudio, se for segurar o celular com a mão;

13) Deixe bem claro o objetivo da campanha Viva Seu Município; e

14) Faça postagens ou publique destacando como foi a transmissão.

A orientação do movimento municipalista é de que os Municípios façam postagens sempre nos mesmos horários e utilizem a hashtag #VivaSeuMunicipio. Durante a transmissão, convide os munícipes para participarem também da live das entidades estaduais, às 15 horas, e da transmissão da CNM, às 16 horas, sobre a campanha com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.