A 1ª Reunião Conjunta de 2022 dos Comitês Gestores da Rede +Brasil (Elos Contas e Controle, União, Estados e Municípios) aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília. O importante evento contou com a participação da equipe da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), representados pelo Diretor Administrativo e Financeiro Carlos Picanço, o Diretor Técnico Francisco Oliveira e o Coordenador de Transferências Federais FAMEP Rede +Brasil Elo Municípios, Fabiano Cardoso.
Durante os dois dias de reunião, o grupo dialogou sobre o funcionamento da Rede +Brasil e as novas áreas temáticas com os Elos educação e saúde, relatório sobre as Transferências Especiais, calendário 2023, foi apresentado também o Relatório Anual da Rede +Brasil de 2022, um Brainstorming coletivo, projetos DETRU para o futuro, encerrando com a discussão das pautas dos Elos.
Durante a reunião ficou estabelecido que o Pará sediará o I Fórum Regional de Transferências Federais, previsto para o período de 27 a 29 de setembro de 2023, o mesmo será promovido pelo Ministério da Economia/SEGES com apoio do Governo do Estado do Pará/SEPLAD, FAMEP, Associações e Consórcios Regionais. A FAMEP comemora ter sido a formadora de multiplicadores, que colocou o Estado do Pará também em primeiro lugar em formação de técnicos municipais (Multiplicadores) responsáveis por levar à outros servidores a importância e a forma de utilização da Plataforma +Brasil.
Fabiano Cardoso, Coordenador de Transferências Federais FAMEP Rede +Brasil Elo Municípios, destacou a importância da utilização de ferramentas tecnológicas disponíveis pela Rede + Brasil, “Os painéis gerenciais e os aplicativos fiscalização +Brasil, cidadão +Brasil e Gestão +Brasil são imprescindíveis para melhoria da gestão e transparência na execução das políticas públicas municipais”, frisou Cardoso.
“As reuniões são ótimas oportunidades de integração entre os parceiros da Rede +Brasil para o compartilhamento de boas práticas e para a melhoria da gestão pública, um dos principais objetivos da FAMEP”, declarou o Diretor Administrativo e Financeiro da Entidade, Carlos Picanço. A FAMEP destaca ainda que as reuniões dos Comitês também são importantes para o conhecimento de novidades referentes às transferências de recursos públicos da União operacionalizadas por meio da Plataforma + Brasil.

