FAMEP alerta sobre importância dos Municípios informarem o número de vacinas aplicadas contra Covid-19

FAMEP alerta sobre importância dos Municípios informarem o número de vacinas aplicadas contra Covid-19

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) faz um alerta aos gestores municipais sobre a necessidade das Secretarias de Saúde dos 144 municípios do Pará informarem, com agilidade, o número de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19, para que o sistema Vacinômetro se mantenha atualizado. O apelo aos gestores municipais de Saúde é feito pelo presidente da Federação, Wagne Machado, reiterando um pedido anterior do diretor de Epidemiologia Bruno Pinheiro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no dia 11 de março.

O objetivo do Vacinômetro é tornar público, de forma transparente e imediata, o número de doses aplicadas de vacina no Estado, uma vez que a alimentação do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) é mais lenta devido à quantidade de campos que devem ser preenchidos sobre cada pessoa vacinada.

As informações disponíveis no Vacinômetro, se referem às doses aplicadas e informadas diretamente pelos municípios, informações essas, que são imprescindíveis para o planejamento da imunização de toda a população do Estado. É importante ressaltar também, que é desse levantamento que o Consórcio de Imprensa tira os dados que são divulgados nacionalmente, daí a importância de estarem atualizados.

De acordo com o Vacinômetro, até esta quinta-feira, 25 de março, o governo do Estado distribuiu aos municípios 626.131 doses de vacina contra a Covid-19, das quais 428.630 foram aplicadas, sendo 335.768 como 1ª dose e 98.862 como 2ª dose.

Acesse o site do Vacinômetro aqui: http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.