Seminário Novos Gestores reúne grande parte dos prefeitos e prefeitas eleitos no Estado do Pará

_ORG0588

Realizado pelo Governo do Estado do Pará, A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e as Associações e Consórcios Regionais, o Seminário Novos Gestores 2021/2024 aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2020, no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém. O encontro foi uma grande oportunidade para que prefeitos e prefeitas pudessem trocar informações e também receber informações técnicas das secretariais do Estado e da equipe da FAMEP.

Dando continuidade ao segundo dia do Seminário Novos Gestores, na manhã de sexta-feira, 11 de dezembro, o governador Helder Barbalho e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Piçarra, Wagne Machado ministraram palestras aos prefeitos eleitos e reeleitos defendendo a importância da eficiência na gestão e aplicação de recursos públicos.

O presidente da FAMEP e prefeito de Piçarra, Wagne Machado, reafirmou a importância de subsidiar os prefeitos com informações e ferramentas de gestão. “Dar aos prefeitos uma oportunidade de acompanharem palestras fundamentais auxiliarem na realização de um mandato equilibrado e que tenham os próximos quatro anos sabendo dos desafios e das parcerias, principalmente, com Governo do Pará, Federação dos Municípios e União”, pontuou.

“Para nós, da Federação dos municípios do Estado do Pará, é motivo de muita honra poder compartilhar esse momento com cada um de vocês, por isso, lhes parabenizo pela vitória alcançada”, disse Wagne. “Gostaria de salientar a todos os prefeitos que a partir do dia 1 de janeiro vocês estarão começando a governar ao lado de um governador presente”, ressaltou o gestor, falando de sua experiência na como prefeito. O presidente da FAMEP também foi objetivo com os gestores municipais, fazendo orientações pontuais e compartilhando experiências.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, também participou da abertura dos trabalhos e destacou a parceria com a FAMEP e a importância das Entidades Municipalistas para o auxílio da gestão municipal.

“A avaliação da gestão de cada prefeito será pela entrega feita para população. É importante reduzir o custeio para ampliar os investimentos. É na ponta, na contraprestação de serviços, que está o julgamento de cada um e a decisão deve ser tomada agora durante o planejamento da gestão. A capacidade de investimento é o que fará a diferença, e o equilíbrio fiscal é fundamental para isto” – governador Helder Barbalho, durante palestra.

“O exercício da função executiva deve ser um ato de aprimoramento diário. Todos nós devemos diariamente buscar aprender, é um exercício que faço e aconselho. A minha decisão sempre foi agir, jamais me omitir. A sociedade sabe distinguir aqueles que se apresentam e trabalham para solucionar desafios. A omissão é um pecado que não deve estar atrelado à um gestor público”, completou.

Na oportunidade, o governador apresentou, individualmente, os titulares de órgãos e autarquias do Poder Executivo Estadual e mencionou as possibilidades de parcerias, convênios e adesão de editais para realização de projetos. “Importante os gestores municipais, principalmente os que foram eleitos, conhecerem nossa equipe e possibilidades de atuações conjuntas”, explicou.

Ao final, Helder orientou os gestores municipais a realizarem um planejamento estratégico com diagnóstico dos desafios e metas estabelecidas. “Só assim irão conseguir identificar os avanços e realizar as reavaliações necessárias”, destelhou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.