A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) informa que a primeira Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo de 2022, começou nesta segunda-feira, 4 de abril. Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) anuncia a intensificação da imunização da população do Pará com as vacinas tríplice viral contra o sarampo e influenza contra a gripe.
O presidente da Federação e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destaca a seriedade das medidas de prevenção da influenza e Sarampo, assim como da morbidade associadas a elas, “A campanha de vacinação é de grande importância para proteger a população mais vulnerável, que estão mais propensas a desenvolver formas mais graves das doenças, assim como preservar a saúde dos profissionais da saúde, educação e segurança pública. Atuar na prevenção é muito importante para evitar sobrecargas no sistema de saúde durante a pandemia pela Covid 19,” finaliza Aguiar.
No ano de 2021, a campanha de vacinação contra gripe no Estado atingiu 90,53% da parcela da população que deveria receber a dose de imunização. Já a tríplice viral, que combate o sarampo, foi aplicada em 60,36% do público-alvo da campanha. Para a campanha de 2022, a meta do Estado do Pará é imunizar 2.660.833 pessoas.
A FAMEP reforça que a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo será dividida em duas etapas. A primeira etapa da campanha já iniciou nesta segunda, 4 de abril e vai até o dia 2 de maio, a segunda etapa irá acontecer no dia 3 de maio até 3 de junho.
Nesta primeira etapa, o foco da vacinação será a população acima de 60 anos e trabalhadores da área de saúde. Os idosos receberão apenas a vacina contra a gripe (influenza), enquanto os trabalhadores da área de saúde receberão as duas vacinas oferecidas na campanha.
Na segunda etapa, a campanha se destinará a imunizar crianças acima de 6 meses até os 5 anos de idade, também as gestantes e puérperas, população indígena, professores, pessoas com deficiência, membros das forças armadas e de segurança, profissionais motoristas de transportes rodoviários como ônibus e caminhões, trabalhadores de portos e do sistema prisional, além da população privada de liberdade.
O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, reforça o trabalho que a Sespa fará de suporte aos municípios para o êxito da campanha no Pará: “Sabemos que a Covid-19 tirou um pouco do foco de atenção da população para outras doenças contagiosas, que devem ser combatidas através de vacina. Nosso objetivo é aproveitar esta campanha do Ministério da Saúde e dar todo o apoio logístico aos nossos munícipios para vacinar toda a população que deve receber a imunização”, declarou.
A Sespa comunica que, no caso da vacinação contra gripe, as pessoas que estiverem apresentando sintomas da doença devem aguardar o fim do quadro gripal para receber a vacina.
A vacina tríplice viral, aplicada contra o sarampo, pode ser tomada simultaneamente com todas as outras vacinas presentes no calendário nacional de vacinação, inclusive contra a Covid-19 e contra gripe.
Fonte: Agência Pará