Presidente da FAMEP acompanha Governo do Pará na entrega de equipamentos para Iterpa que garante obras de infraestrutura para municípios paraenses

2

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Wagne Machado participou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, da entrega de diversos equipamentos ao Instituto de Terras do Pará (Iterpa), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com objetivo de fortalecer as ações de regularização fundiária no Estado, o Governo do Pará. Na mesma ocasião, o Estado garantiu convênios para obras de infraestrutura em Juruti, no Oeste do Estado, e Primavera, nordeste paraense.

Os equipamentos, entregues durante agenda pelo Governador Helder Barbalho no Porto Futuro, em Belém, serão utilizados no Plano Estadual Amazônia Agora, coordenado pela Semas. Ao todo, foram entregues 10 Switchs, 60 notebooks, 10 tablets, 10 scanners portáteis e 50 monitores de 23 polegadas adquiridos pelo programa Municípios Verdes, financiados pelo Fundo Amazônia. O investimento corresponde a quase R$ 1,4 milhão.

O governador do Estado, Helder Barbalho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e emendas parlamentares, também realizou a entrega de 20 tratores agrícolas para os municípios de Novo Repartimento, Anapu, Goianésia, Senador José Porfírio, Medicilândia, Jacundá, Augusto Corrêa, Quatipuru, Jacareacanga, Salinópolis, Tracuateua, Bom Jesus do Tocantins, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Santa Izabel, Itupiranga, Santo Antônio do Tauá, Tucumã e Brejo Grande do Araguaia.

O Governo forneceu também seis caminhões entre Rondon do Pará, Santarém e Portel. Os caminhões são cabine estendida, comboio, pipa de carga e caçamba. E mais 5 motocicletas distribuídas entre os municípios de Medicilândia, Rio Maria e Brasil Novo. Além de um veículo S10 para a realização dos trabalhos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará)  no município de Juruti.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), juntamente com o Chefe do Poder Executivo, fez a entrega de três  veículos (camionetes) para: Escritório Regional de Ilhas, Escritório Local  de Ananindeua; Escritório Local de Juruti. Os recursos para a viabilização dos veículos são oriundos do tesouro estadual. 

O presidente da FAMEP em sua fala reafirma o posicionamento do Secretário de Agricultura “Eu como presidente da Federação que estou, prefeito por dois mandatos de uma cidade pequena no interior posso reafirmar como bem disse o Secretário de Agricultura Dr. Geovane Queiroz, nos temos diversas cidades grandes no nosso Estado, mas sabemos que a mola que impulsiona o crescimento e a economia no Pará é fundamentalmente o meio rural. E hoje vejo apenas mais um ato dos mais de centenas outros atos que o governador tem promovido preenchendo uma lacuna que tá a aberta, que é o investimento nós homens e mulheres do campo.”
O presidente finaliza a sua fala ressaltando o investimento que o governador vem fazendo no meio, “gostaria de ressaltar o invés pesado que do governador, na regularização fundiária, eliminando as crises do meio rural, permitindo que os investimentos do agronegócio possam encontrar no Estado do Pará a retaguarda jurídica necessária para permitir não só que o prefeito possa ajudar o produtor rural mas que também possa ter segurança de acessar o crédito para produzir e verticalizar a produção no campo.”

O Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) é a principal plataforma de ações para a redução sustentada do desmatamento no Pará. Lançado em agosto de 2020, o PEAA tem como meta promover a redução de no mínimo 37% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes da conversão de florestas e do uso da terra, até 2030 – em relação à média entre os anos de 2014 a 2018 – e, a partir de então, com apoios adicionais, ampliar esta performance, saltando para 43% de redução até dezembro de 2035.

Convênios – Durante a agenda, Governo do Estado e a prefeitura de Juruti, no Baixo Amazonas, assinaram dois convênios para garantia do desenvolvimento e melhor qualidade de vida para o município. Na mesma oportunidade, Estado e a prefeitura de Primavera também assinaram convênios para reconstrução e ampliação da avenida General Moura Carvalho e construção do ginásio poliesportivo da cidade.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.