A assessora técnica da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Helayne Portugal, participou hoje, 18 de maio, da reunião sobre o Mapeamento da Segurança Alimentar e Nutricional (MAPASAN) 2022, na Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER). O objetivo da reunião foi esclarecer sobre a importância e necessidade da realização do MAPASAN para os municípios e além disso informar sobre o prazo para a execução do mesmo, que encerrará no dia 2 de julho de 2022.
A Segurança Alimentar e Nutricional é uma política pública que perpassa por várias outras possibilitando que os demais órgãos dialoguem entre si, necessitando de uma rede municipal estruturada para que a mesma aconteça de fato no município, sendo executada de maneira intersetorial.
O MAPASAN é um instrumento nacional e oficial que oferece um formulário ao qual deve ser preenchido, acarretando em um diagnóstico real do município. Ao responder o formulário o município possuirá um mapa sobre a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional local. Vale informar aos municípios sobre a importância de responderem a pesquisa diante do cenário de pandemia, onde o MAPASAN tornou-se um instrumento potente e ainda mais relevante aos gestores (as) e secretários (as) de assistência social para planejamento de gestão municipal e replanejamento de ações.
Para a realização do cadastro e preenchimento do formulário será necessária a indicação de uma pessoa de referência de cada município, onde será disponibilizada uma senha. Porém recomenda-se a criação de um grupo de trabalho, envolvendo outros órgãos, para a realização do preenchimento de forma mais rápida e eficaz, garantindo desta forma que processo seja mais democrático.
Além da FAMEP, também participaram da reunião os técnicos da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMATCARAJÁS), Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAM), Assoc. dos Munic. das Rod. Transamazônica Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (CODESEI) e Consórcio Integrado de Municípios Paraenses (COIMP).