Os municípios paraenses foram pegos de surpresa após a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciar a autorização do aumento do valor da conta de energia elétrica para todo o Brasil. Sabendo que este aumento irá afetar toda a população do Estado, que já sofre com tarifas exorbitantes, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Piçarra, Wagne Machado destacou que o povo paraense já paga altas taxas de energia elétrica e esse aumento impacta não só à população de baixa renda mas também as prefeituras, uma vez que, causa grande impacto nas finanças dos municípios devido ao aumento do valor de consumo dos prédios públicos.
O governador do Estado, Helder Barbalho entrou com um pedido de Liminar para a suspensão do aumento da tarifa de energia elétrica. “Aqui no Pará nós não podemos admitir esse absurdo”, disse o Governador. “Por isso, vamos entrar na Justiça Federal para pedir uma liminar com a suspensão desse aumento de tarifa aos paraenses. É inadmissível essa postura da Aneel, e não aceitaremos essa decisão. Vamos continuar lutando em defesa do povo do Pará”, finalizou.
Wagne Machado reforçou ainda que o Movimento Municipalista do Pará estará mobilizado e participará ativamente junto à bancada de deputados estaduais, federais, senadores e Governo do Estado, cobrando uma solução para que o aumento não ocorra, já que o Pará é um dos maiores produtores de energia do Brasil mas ao mesmo tempo é um dos que mais sofre com tarifas discrepantes.