O Governo do Pará vai promover a universalização do ensino superior nos 144 municípios do estado com o lançamento da nova chamada do programa Forma Pará, nesta segunda feira, 7 de março, a importante cerimônia contou com a participação do presidente da Federação das Associações De Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e demais prefeitos e autoridades políticas.
Nélio destacou a importância da política que estava sendo lançada, “a universalização para o curso superior para todos os 144 municípios paraenses é a atenção que nossa juventude precisa, levar educação para a população é garantir o futuro do estado”, disse o presidente.
“Como representante dos 144 municípios do estado, parabenizo essa visão de governar para todos, tanto para capital mas também para os menores municípios que por si só, tem grande carência e é muito importante oportunizar para a juventude paraense, o acesso ao ensino superior”, finalizou Aguiar.
O programa
O “Forma Pará” chega à cobertura completa do Estado com maioria de vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), e ainda com o status de maior programa de Ensino Superior do país, além de pioneiro no formato presencial que garante formação baseada em cursos voltados especificamente para a vocação econômica de cada região de integração.
A partir do anúncio, o programa estadual também passa a disponibilizar especializações abrangendo diferentes áreas do conhecimento, para diferentes públicos – quilombolas e indígenas, por exemplo. Os editais para essas modalidades, autorizados a partir da publicação da lei que transformou a iniciativa em programa estadual, serão lançados também nessa ocasião.
“Este novo edital nos enche de orgulho, porque vamos poder dizer que teremos Ensino Superior nos 144 municípios. Nós seremos o primeiro Estado do Brasil que vai ter qualificação desse tipo. Isso é um legado que não tem preço, porque nós vamos garantir mão-de-obra qualificada aos nossos jovens. Esse é um legado para as próximas gerações”, avalia o governador Helder Barbalho.