Presidente da FAMEP participa de coletiva de imprensa do governo do Pará que apresentou novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado

para site - Presidente da FAMEP participa de coletiva de imprensa do governo do Pará que apresentou novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado

Na noite desta terça-feira, 2 de março, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Wagne Machado, representou os prefeitos e prefeitas participando da coletiva de imprensa do Governo do Pará que apresentou as novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no estado. Mais cedo, a Federação esteve em reunião com o governador e prefeitos de todas as 144 prefeituras paraenses para tratar sobre a importância de estarem todos alinhados junto ao determinado pelo Decreto Estadual.

As medidas tem a duração de 7 dias e serão avaliadas diariamente, a fim de ver a melhor forma de levar segurança e saúde à população paraense.

Alinhamento com prefeitos

Mais cedo, o governador do Pará, Helder Barbalho, com a apoio da FAMEP, através de videoconferência, com os 144 prefeitos do Estado, onde discutiu com os gestores municipais as novas medidas de contenção da Covid-19 no Pará.

Mediado pelo secretário executivo, Josenir Nascimento e pelo presidente da FAMEP, Wagne Machado, o governador debateu com os prefeitos o conteúdo do novo decreto com medidas para conter o avanço da doença e diminuir a crescente pressão que a Rede Pública de Saúde têm sofrido.

Entre as principais medidas que serão apresentadas estão a decretação de toque de recolher entre 22 horas e 5 da manhã; o fechamento de praias, bares e festas; além de que haverá mudança no bandeiramento das regiões do Estado: todas passarão para cor vermelha, de alerta máximo.

O Governador destacou a importância de tais medidas, uma vez que as mesmas, se não surtirem o efeito esperado, serão um fator determinante para um possível decreto de lockdown. Helder destacou ser fundamental que os prefeitos e prefeitas adotassem o determinado no Decreto Estadual para os Decretos Municipais. “Precisamos ser firmes, pois essas medidas serão necessárias para que o Estado do Pará não entre em lockdown, uma vez que a ocupação de leitos de UTIs adultas já ultrapassou os 80% nos últimos 3 dias”, frisou.

O presidente da FAMEP aproveitou parar tirar dúvidas dos prefeitos acerca da quantidade de vacinas, bem como o andamento da vacinação no Estado. O governador afirmou que serão um milhão e meio de vacinas até o final do mês de março, reforçando que, ainda que este seja um número inferior ao quantitativo populacional do Estado, é imprescindível que os gestores organizem suas equipes para que os municípios, de fato, repassem os números de imunizados, uma vez que os cadastros de vacinação do Estado seguem desatualizados.

Diante disso, o presidente da FAMEP alerta aos gestores sobre a extrema necessidade de que as prefeituras lancem os números exatos de vacinação dos municípios no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, haja vista que é através desses quantitativos que o Ministério baliza a entrega de novas vacinas ao Estado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.