FAMEP têm Novo Conselho Diretor para o triênio 2021-2024

NOVO CONSELHO DIRETOR FAMEP

No dia 26 de janeiro, às 9h, a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), juntamente com a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AmatCarajás) e Assoc. dos Munic. das Rod. Transamazônica Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) realizaram as eleições das Novas Diretorias das Entidades, em uma cerimônia conjunta, prefeitos e prefeitas exerceram seus direitos de filiados e escolheram seus representantes.

 A eleição da Nova Diretoria da FAMEP para o triênio 2021/2024 elegeu como presidente, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; como 1º vice-presidente, Wagne Machado; e como 2º vice-presidente, o prefeito do Município de Breves, Xarão Leão. No entanto, ainda na manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Diretor da Entidade, onde, o então presidente, Nélio Aguiar, apresentou pedido de licença para tratar da situação da pandemia no município de Santarém, no qual é prefeito.

Após aprovação unanime do Conselho, Wagne Machado foi reconduzido à presidência da Federação, onde irá responder em nome de prefeitos e prefeitas do Estado. Wagne reforçou novamente a parceria da chapa eleita, afirmando que tanto ele quanto o 2º vice-presidente, Xarão Leão estarão à disposição dos Municípios Paraenses, destacando o comprometimento com a causa municipalista no Estado e reafirmando a intenção de tornar a FAMEP, uma entidade cada vez maior e mais reconhecida todo o território nacional.

O presidente também aproveitou a oportunidade de ter parte do Conselho reunido para debater uma tratativa de grande importância para o Estado, como o quadro alarmante de aumento de casos da Covid-19 no Pará. Wagne frisou sobre a necessidade do Conselho Diretor de adotar estratégias para auxiliar e alertar aos prefeitos e prefeitas sobre a situação do Estado, “Não podemos deixar que o Pará chegue ao ponto em que Manaus se encontra, precisamos fazer esse alerta aos nossos gestores para que possamos alinhar uma estratégia de combate e mais ainda, para que os mesmos sigam os Decretos do Governo do Estado e zelem por seus munícipes”, disse o presidente.

Estiveram presentes na reunião Wagne Costa Machado, Presidente FAMEP; Francisco Nélio Aguiar, Presidente Licenciado FAMEP; José Antônio de Azevedo Leão, 2º Vice-Presidente; Josenir Gonçalves Nascimento, Secretário Executivo; Egilasio Alves Feitosa, Presidente da AMUNEP; Carlos Augusto de Lima Gouvêa, Presidente da AMAM; Valdir Leme Machado, Prefeito de Novo Repartimento; Laane Barros Lucena Fernandes, Prefeita de Piçarra; Consuelo Maria da Silva Castro, Prefeita de Ponta de Pedras; Maria da Graça Medeiros Matos, Presidente do CISAT e Prefeita de Nova Ipixuna; Marcos Cesar Barbosa e Silva, Presidente do COIMP e Prefeito de São Francisco do Pará; Jair Lopes Martins, Presidente da AMATCARAJÁS e Prefeito de Conceição do Araguaia.

Eleição

Para a nova gestão, o Conselho reforçou que continuará lutando em prol do fortalecimento do Movimento Municipalista no Estado, garantindo ainda dar continuidade em lutas já iniciadas, como a revisão do Pacto Federativo, Reformas Política e Tributária, realização da IV Marcha de Prefeitos do Pará.

Nélio Aguiar, destacou as importantes conquistas de quando presidiu a Federação e frisou o apoio e união dos municípios, imprescindível para o avanço das pautas do movimento municipalista. Deixando uma mensagem de que os 144 municípios paraenses podem contar com a FAMEP, com o presidente e os vice-presidentes da Entidade, que estarão sempre batalhando pelo desenvolvimento do Pará.

Em seu pronunciamento, Wagne Machado, também reforçou a parceria da chapa eleita e do comprometimento com a causa municipalista no Estado, destacando a intenção de tornar a FAMEP, uma entidade cada vez maior e mais reconhecida em âmbito estadual e nacional. Wagne agradeceu a oportunidade que os prefeitos e prefeitas paraenses deram a chapa eleita na FAMEP, “Agradeço pela oportunidade que a grande maioria de prefeitos e prefeitas do nosso Estado nos deram para reconduzir ao posto que hoje estamos novamente, isso mostra que ao longo dos anos, o nosso relacionamento com todos os colegas prefeitos foi capaz de construir um ambiente de confiança para que a gente pudesse, mais uma vez, estar à frente da Federação”, frisou.

Já o prefeito de Breves, Xarão Leão agradeceu o voto de confiança para que a chapa eleita pudesse continuar a lutar cada vez mais pelo municipalismo paraense, em nome do presidente, agradeceu a todos os que se fizeram presentes e destacou que os prefeitos e prefeitas paraenses podem contar com a FAMEP. “Estive a frente da presidência da Federação e juntamente com o Nélio e o Wagne, tivemos a sobriedade para conduzir uma gestão de conquistas municipalistas e também, uma conquista que não é apenas da FAMEP, mas de todos os Municípios Paraenses que é a nossa tão sonhada sede própria, que está pronta para atender a todos os filiados e suas equipes de gestão municipal. Contem conosco, contem comigo, contem com a FAMEP”, reforçou Xarão.

Finalizada as 17h, as chapas eleitas foram empossadas ainda no final da tarde de ontem, 26, a cerimônia contou com a participação de prefeitos e prefeitas e também de diversas autoridades do Estado, como o senador, Zequinha Marinho; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), o deputado Chicão; a deputada estadual e procuradora especial da mulher da ALEPA, Nilse Pinheiro; o deputado estadual, Gustavo Sefer; o deputado estadual, Galileu Moraes; o secretário regional do Marajó, Jaime Barbosa; e o ex-deputado, Beto Salame.

Eleições Associações Regionais                   

A AmatCarajás elegeu a chapa “AMAT FORTE É AMAT UNIDA”, sendo eleitos como Presidente, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Lopes Martins; como 1º Vice-Presidente, o prefeito de Tucuruí, Alexandre França Siqueira; e como 2º Vice-Presidente, a prefeita de Nova Ipixuna, Maria Das Graças Medeiros Matos.

A AMAM elegeu como Presidente, o prefeito de Soure, Guto Gouvêa; como 1º Vice-Presidente, o prefeito de Bagre, Clebinho; e como 2º Vice-Presidente, a prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro.

A Amut elegeu a chapa “UNIÃO E AÇÃO EM PROL DO OESTE DO PARÁ”, sendo eleitos como Presidente, o prefeito de Porto de Moz, Rosibergue Torres Campos; e como Vice-Presidente, o prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.