Equipe da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) representada pelo Diretor Administrativo e Financeiro Carlos Picanço, o Diretor Técnico Francisco Oliveira, o Assessor Juridico Gianluca Quaresma e o Assessor Técnico Fabiano Cardoso participa na manhã desta sexta-feira, 18 de novembro, da Palestra sobre o Programa Calha Norte (PCN), desenvolvida pelo Conselho Estadual Trabalho, Emprego e Renda e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, com apoio da FAMEP e Associações e Consórcios Regionais.
O PCN foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa sob a Direção do General Ubiratan Poty, e tem como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico. Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, sua missão é contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. consistindo em uma série de investimentos e verbas destinadas a várias áreas da sociedade.
O foco se dá, principalmente, em áreas fronteiriças a Amazônia internacional, com o intuito claro de ocupação e desenvolvimento. Promovendo o desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.
O encontro que contou com a participação de cerca de 30 municípios, entre os participantes, prefeitos e prefeitas, teve espaço para debate, provocando reações e interesses dos gestores e secretários presentes, que prometeram empenho no desenvolvimento do projeto. Durante dialogo entre o General Pote e o Assessor Técnico da FAMEP, Fabiano, ficou acertado que, juntamente com o Diretor Técnico, Francisco Oliveira, irão encontrar o general em Brasília para conversar sobre a parceria da FAMEP com o PCN. A Entidade também ficou responsável por ser o elo entre os demais órgãos envolvidos e os municípios.








