Na manhã desta terça-feira, 8 de junho, o secretário executivo da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Josenir Nascimento esteve em reunião no Ministério da Integração, juntamente com o deputado Priante, debatendo sobre o plano de desenvolvimento sustentável do Xingu, plano este que está parado desde 2017 e vêm sendo cobrado pela FAMEP e prefeitos e prefeitas da região para que volte a ser executado, uma vez que tem mais de 250 milhões de reais parados, sem correção nenhuma, tal recurso poderia estar atendendo a população da região do Xingu.
Ainda no Ministério, o secretário, na companhia da presidente do Consórcio Belo Monte, a prefeita de Placas, Raquel, esteve reunido com o Dr. Francisco, responsável pela ação do fundo. Nesta reunião, os representantes dos prefeitos e prefeitas paraenses foram informados de que o processo já está judicializado. O Ministério Público Federal entrou na justiça e obteve o acatamento do juiz, sendo assim, o Governo Federal têm o prazo para publicação do Decreto até o dia 23 de junho, ao fim da reunião, foi acertado um novo encontro para discutir sobre o Decreto na próxima semana.
O secretário Josenir Nascimento esteve presente representando o presidente da FAMEP e o NURMEC. Também estiveram presentes a Secretária de Planejamento, Renata; o Secretário Regional da Região Oeste do Pará, Anderson; o prefeito de Porto de Moz, Rosibergue Torres, presidente da AMUT.