CNM e Grupo de Institutos Fundações e Empresas debatem gestão de consórcios

14

A área técnica de Consórcios da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife) estiveram reunidos no dia 3 de agosto para uma conversa sobre consórcios públicos no Brasil. A associação dos investidores sociais do Brasil possui uma escola de gestão que trabalha o tema, por isso buscou informações junto à CNM.

O coordenador de políticas públicas da Gife, Ricardo Batista, quis saber mais sobre a atuação da CNM, após tomar conhecimento do Observatório Municipalista de Consórcios Públicos. Sobre a plataforma, a área esclareceu que o intuito é acompanhar o comportamento da constituição e da manutenção de consórcios públicos, bem como identificar suas áreas de atuação, dentre outras particularidades, essencial para o planejamento e direcionamento de recursos, programas e políticas públicas.

Além disso, a Federação das Associações de Municípios do Estado do Para (FAMEP), reforça a explicação da área que a CNM monitora as principais pautas de interesses dos consórcios e produz materiais para subsidiar a atuação dos Municípios consorciados. Diversos outros assuntos foram abordados no encontro, como a operação de crédito para consórcios públicos, sobre este ponto as colaboradoras da área esclareceram que a CNM dispõe de material sobre o assunto, que pode ser acessado aqui.

Contrato de programa e a nova Lei de Licitações também estiveram entre os assuntos discutidos. A CNM e a FAMEP incentivam e apoiam a atuação dos consórcios públicos, para auxiliar a gestão municipal, principalmente, quanto à economia de recursos e à melhoria da capacidade técnica nos Municípios brasileiros, para poderem solucionar problemas que não se resolveriam de modo isolado, especialmente nos Entes de menor porte.

Da Agência CNM de Notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.