
A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – FAMEP é a Casa dos Municípios Paraenses desde 14 de março de 1991. Criada com o objetivo de promover o desenvolvimento dos municípios paraenses, através da defesa da autonomia administrativa e financeira desses entes federativos. Seu primeiro presidente foi o prefeito de Abaetetuba, João de Deus Ferreira.
As Associações e Consórcios Regionais formam o Conselho Diretor da Entidade (AMAM, AMAT Carajás, AMUCAN, AMUNEP, AMUT, COIMP, ACBM, COMPART, CISAT e CONSÓRCIO TAPAJÓS), junto com elas, representamos todas as 144 cidades paraenses, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.
A FAMEP sempre trabalhou junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e lado a lado de cada Associação e Consórcio Regionais caminham dia-a-dia nas lutas municipalistas e em prol do desenvolvimento do Pará.
Desde 1991 a FAMEP defende o interesse dos entes federativos paraenses e por isso, nosso papel institucional é garantir a representatividade dos agentes locais. Combatendo a centralização de poder e de recursos na União e no Estado. A FAMEP defende a revisão do Pacto Federativo, as reformas política e tributária e uma série de bandeiras de interesse das comunidades locais e, portanto, da população. O assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade. Problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação e essas melhorias são sentidas na vida dos cidadãos – que moram, trabalham e vivem em suas comunidades.
Visão de futuro:
Ser uma entidade reconhecida em âmbito nacional, em caráter de organização da sociedade civil de interesse público, representante de fato e de direito dos municípios do Pará perante as esferas de Governo Federal e Estadual, bem como ser a promotora do desenvolvimento sustentável das Regiões do Estado do Pará de forma equitativa.
Missão:
Prestar assessoria junto a seus filiados no processo de planejamento do desenvolvimento equitativo das Regiões paraenses, na tomada de decisão das ações estratégicas de governo em nível estadual, regional e municipal, objetivando a promoção do desenvolvimento sustentável do Pará.