Presidente da FAMEP acompanha Governo do Estado na entrega de veículos à EMATER, 20 municípios são contemplados

1

Com extensa agenda em Belém, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou hoje, 25 de janeiro, da cerimônia do Governo do Pará que entregou 21 veículos entre motocicletas, lanchas e carros para reforçar a atuação das equipes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará  (Emater-PA) em 20 municípios, que no total, atendem 8.250 famílias agricultoras. 

Em 2022, a Emater assistiu 72 mil Unidades de Produção Familiar com elaboração de Cadastro Ambiental Rural, projeto de crédito rural e de crédito fundiário, emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Dap), documento de acesso a políticas públicas como o Programa de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros serviços especializados. 

“É fundamental que possamos ampliar a cobertura da assistência técnica rural, partindo da vocação do nosso Estado, particularmente com um olhar para a agricultura familiar, levando em conta as nossas realidades, seja através de embarcações, bem como em carros e motos servindo aos nossos colaboradores da assistência técnica reforçando a presença da Emater, e a relevância da assistência técnica para potencializar a produção rural do Pará”, afirmou Helder Barbalho, governador do Estado. 

O presidente Nélio que também foi contemplado com os veículos, comemorou junto aos prefeitos e prefeitas a conquista para seus municípios e ressaltou o empenho e trabalho que o governo do Pará vem realizando desde o início de seu mandato. “Santarém agradece esse e muitos outros benefícios que o Governo do Estado tem dado para a nossa população, seguimos nossa parceria pelo desenvolvimento dos municípios do Pará”, frisou o gestor.

Os equipamentos irão garantir o aparelhamento das equipes técnicas nos escritórios de Ananindeua, Marituba, na Região Metropolitana; Capanema, Marapanim, Maracanã, no nordeste paraense; Prainha, Aveiro, Oriximiná, Óbidos, no oeste paraense; Portel, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Breves, Gurupá, Santa Cruz do Arari, Anajás, Muaná, no Marajó; e Jacundá, Marabá, e Altamira, na região sudeste do Estado.

O senador Beto Faro afirmou que a Emater é um órgão de extrema importância pois no estado a maior parte dos produtores rurais são da agricultura familiar; ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, para quem a Emater presta seus serviços. “Investir na Empresa é importante. E devemos ter ainda mais recursos com o MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário] e com a boa relação que o governo estadual tem com governo federal”.

Também estiveram presentes ao ato os prefeitos Jaime Martins, de Conceição do Araguaia; Majorri Santiago, de floresta do Araguaia; Wilson Gonçalves, de Aveiro; Ulisses Medeiros, de Belterra; Biri Magalhães, de Muaná; Consuelo Castro, de Ponta de Pedras. Da equipe de governo estiveram presentes Jaime Barbosa, secretário regional do Marajó; Abraão Benasuly, Companhia de Portos e hidrovias; Paulo Bezerra, da Fundação Hemopa; Rui Cabral, da Secretaria de Obras; Marcel Botelho, da Fapespa; e Cel Costa Júnior, da Casa militar. Também prestigiaram o evento o presidente da Assembléia Legislativa, Chicão Melo, e os deputados Alex Santiago, Adriano Coelho, Josué Paiva, Cilene Couto, Eraldo Pimenta e Ana Cunha.

Fonte: Agência Pará

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.