Presidente da FAMEP e gestores de todo o país participam de Mobilização Municipalista em Brasília

1(8)
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participa ao lado de gestores municipais do Pará e de todo o país da Mobilização Municipalista que acontece na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta terça-feira, 5 de julho. O objetivo da Mobilização é defender a pauta municipalista. Isso porque, dezenas de medidas federais, dos Três Poderes, aumentam as despesas das gestões locais e reduzem receitas, gerando impacto de mais de R$ 73 bilhões ao ano.

O presidente da FAMEP que também é 1º tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, destacou a importância da Mobilização para a conscientização do Congresso Nacional nas votações das pautas, para que isso não venha prejudicar os Municípios, especialmente os menores. “Estamos em Brasília para dar um alerta aos nossos deputados, senadores, uma vez que, o impacto dessas pautas é preocupante, o município precisa ser protagonista do seu orçamento. Se o Congresso legislar sobre o orçamento daquilo que não consegue entender como funciona, não só a gestão, mas também a população será prejudicada”, disse o gestor.

Representando os Municípios do Estado de Tocantins, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã (TO), Diogo Borges, ressalta que mais de 40 gestores municipais vieram do Estado a Brasília para defender os Municípios. “Eles precisam investir nos Municípios e não tirar recursos dos Municípios. Isso porque, investir nos Municípios é investir nas pessoas, em quem realmente precisa. A importância da nossa união é fazer valer que é nos Municípios que acontecem. Quando os Municípios se unem é o Brasil se unindo”, lembrou o gestor que também é Conselheiro Fiscal da CNM.

Para o prefeito de Gameleiras (MG), Gilmar Oliveira, a união dos gestores é de suma importância para evitar um desfalque grande para as localidades. “Temos que correr atrás dos direitos dos nossos Municípios para recuperar esse desfalque que vai dar. É na luta que nós vamos vencer essa batalha”, completou.

Representando mais de 5 mil habitantes do Município de Serranópolis do Iguaçu (PR), Ivo Roberti, reforçou a dificuldade de trabalhar em prol de quem mora nos Municípios diante de tantas pautas que trazem inúmeros impactos. “É piso para todo o lado que está acontecendo e não mostram de onde vem o dinheiro. Está difícil de trabalhar. A CNM representa muito bem os Municípios, independente de grande ou pequeno, está lutando pela sobrevivência dos Municípios, levar o bem estar de cada Munícipe”, lembrou.

Mobilização Municipalista

A Mobilização Municipalista acontece durante todo o dia desta terça-feira. Ainda nesta manhã os gestores vão receber os parlamentares para apresentar a pauta municipalista. Na parte da tarde, seguem para o Congresso Nacional.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.