Na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, a equipe da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) esteve na sede da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM). Representada pela assessora de comunicação Fernanda Cirino e a assessora técnica Helayne Portugal da FAMEP, as mesmas, foram recebidas pelo secretário executivo da AMAM, Alcindo Cavalcante e pelo Coordenador da Campanha contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Vladimir Araújo, que falaram sobre a importância da Campanha que a equipe da Associação vem desenvolvendo na região do Marajó.
Vladimir falou sobre a implementação e realização da Campanha nos municípios correspondentes a AMAM. Destacando as ações que já vem sido realizadas pela equipe da entidade, como reuniões com órgãos, entidades parceiras e com a gestão municipal através das secretarias de assistência social dos municípios do Marajó.
Conscientização e combate são os principais objetivos do trabalho desenvolvido pela AMAM, que pretende levar informação à população marajoara através de campanhas nos órgãos públicos, rádios, internet e também, através de ações em conjunto com as secretarias municipais e de governo.
Uma força tarefa será realizada para acompanhar os casos de subnotificação dos crimes de violência contra crianças e adolescentes nesses municípios e, de acordo com Vladimir, no próximo semestre, a população dessas regiões terá delegados à disposição para o melhor atendimento de casos como os de violência.
De acordo com a AMAM, a campanha nasceu e tomou força com a determinação do presidente da entidade, o Prefeito de Soure, Guto Gouvêa, que não poupou recursos e uniu todas as forças para proteger as crianças e adolescentes do Marajó contra esse tipo de crime bárbaro. “Esse crime não vai ser mais aceito de forma nenhuma, todos os casos serão investigados e punidos, inclusive para inibir novos casos, para que todos saibam com muita clareza que isso é um crime inadmissível por nossa sociedade”, frisou Vladimir.


