FAMEP participa de encontro “Pará para cada criança e adolescente: Trilhar caminhos é garantir direitos”

WhatsApp Image 2022-06-07 at 14.02.29

O encontro “Pará para cada criança e adolescente: Trilhar caminhos é garantir direitos!”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aconteceu na manhã desta terça-feira, 7 de junho, em Belém. O importante encontro contou com a participação do Diretor Administrativo e Financeiro da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Carlos Picanço e do Assessor Técnico, Sávio Guimarães que na oportunidade, representaram o presidente da entidade e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O representante da FAMEP saudou a mesa e destacou a importância do evento, ressaltando ainda, a parceria da FAMEP não só com a SEDUC, mas com o UNICEF e com todos os setores do governo do Estado do Pará. “Em nome do presidente Nélio, gostaria de falar da importância da iniciativa da SEDUC e UNICEF, tanto no busca ativa, como nas demais ações desse projeto, precisamos garantir cada vez mais os direitos de nossas crianças e adolescentes” frisou, “A FAMEP está aqui, ao lado das Associações e Consórcios Regionais, para ajudar com nossos prefeitos e prefeitas para que o objetivo do projeto seja alcançado em sua totalidade”, finalizou Picanço.

O encontro teve sua cerimônia de abertura realizada hoje, 7 de junho, contando com apresentações culturais e técnicas como Trajetórias de Sucesso Escolar; Trilhas no Pará; BAE e Regime de Colaboração; Protocolo Intercultural para migrantes e refugiados; e Acolhimento e recomposição das aprendizagens no retorno as aulas. E segue até o dia 9 de junho com vários temas voltados para os profissionais da área da educação.

A SEDUC e o UNICEF assinaram, no último dia 10 de maio, um Memorando de Entendimento para realização do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE). A estratégia é uma iniciativa do UNICEF para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no Brasil, cujo objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série no país e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes. No Pará, desde 2020, a SEDUC vem elaborando o Programa Estadual de Correção de Fluxo – Trilhas no Pará. Neste ano de 2022, 10 unidades escolares fazem a implementação do programa, de forma piloto, na rede Estadual.

Estiveram presentes a representante do Governador do Estado do Pará, Secretária de Educação do Estado do Pará, Elieth Braga; a Coordenadora do Território Amazônico – UNICEF, Judith Leveilee; a Chefe Nacional de Educação – UNICEF, Mónica Rodrigues Pinto; a Secretária Adjunta de Ensino em Exercício, Profa. Regina Celli; a Presidente da UNDIME. Claudia Alaine Gómes Seabra; o Promotor de Justiça Carlos Eugenio Rodrigues Salgado dos Santos e Coordenador dó Centro de Apoio Operacional dós Direitos Sociais (CAODS) – MPPA; e o Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM), Cezar Cólares.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.