Presidente da FAMEP participa da abertura da 10º FITA; Município de Santarém é destino anfitrião do evento

Post carrossel criativo Isenção de Imposto de renda (1)

Com o tema “Turismo Inteligente: conexões e experiências sustentáveis”, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), realiza a décima edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, a FITA, que acontece entre os dias 05 e 08 de maio na Estação das Docas, em Belém. A abertura contou com a participação do presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que neste ano, tem seu município com o destino anfitrião da Feira.

Nélio destacou satisfação em ser gestor do município destino anfitrião do evento, “Nossa cidade merece e eu sinto muito orgulho de estar à frente dessa gestão onde já recebemos tanto reconhecimento”, frisou. O presidente esteve prestigiando mais uma Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), feira muito importante para o estado do Pará e para a região Amazônica.

“Nós estamos aqui representando os prefeitos e prefeitas paraenses, através da presidência da FAMEP e também, enquanto município anfitrião, com nossa Santarém, aproveito a oportunidade para parabenizar o governador Helder Barbalho e o secretário de turismo André Dias, que através da FITA, nos dá a oportunidade de retomar a economia do turismo no estado do Pará, que sofreu grandes impactos devido a economia”, destacou o gestor.

A FITA tem como objetivo promover e integrar os destinos e atrativos turísticos da Amazônia, atraindo operadores de turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais, o trade local, profissionais de comunicação e todos aqueles envolvidos com a cadeia de negócios e rede de prestação de serviços da atividade turística.

Em sua 10° edição, a maior feira de turismo do Norte do país completa 20 anos de trabalho em 2022 e segue com o renome de ser a única a abranger toda a Amazônia Legal brasileira. O tema escolhido para esta edição tem a tecnologia como fio condutor para as conexões e experiências turísticas de modo a fomentar nossos negócios de forma sustentável. Nesse sentido, as tecnologias alinhadas ao turismo são uma realidade que ninguém mais pode se abster. A internet e os diversos dispositivos, redes sociais e meios de comunicação evoluíram para tornar as vivências mais inteligentes e conectadas.

Durante quatro dias, os expositores e palestrantes trazem debates que põem em pauta como a tecnologia está transformando este mercado. O evento também conta com capacitações para os agentes de turismo e, também, painéis-workshop com representantes de organizações nacionais e multinacionais, além de grandes nomes do marketing, da criação de conteúdo digital, contando também com profissionais renomados da comunicação, turismo e gastronomia.

Destino anfitrião

Santarém é o terceiro maior município do Pará, com uma população de 308.339 habitantes. Contando com mais de 100 quilômetros de praias de areia branca e águas cristalinas, a Pérola do Tapajós é um pedaço de paraíso amazônico. Suas belezas naturais, belas histórias, cerâmica singular e gastronomia única recebem cerca de 25% dos turistas do estado, que vem em busca do turismo de Sol e Praia, de Base Comunitária e também de Gastronomia e Cultura, se transformando em uma das principais rotas turísticas paraenses.

O distrito de Alter do Chão, vila praiana localizada em Santarém, agora patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Estado, através da Lei N° 9.543. Cercada por uma areia branca e banhada por um dos rios mais lindos do mundo, o Tapajós, Alter do Chão encanta a todos os visitantes.  Venham eles na época de seca ou cheia dos rios, onde as paisagens paradisíacas mudam conforme a estação e são um cartão postal especial na terra de encantos. No ano de 2021, a vila de Alter do Chão foi escolhida pelo Prêmio UPIS como o melhor destino turístico do Brasil e, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo. Suas águas mornas pelo sol são um convite particular aos turistas, que sempre voltam para casa com memórias inesquecíveis. Além de suas belezas naturais, Alter também é rica em cultura. Em setembro, realiza-se o tradicional festival de disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi, unindo o religioso ao profano. Você vai se encantar com o povo hospitaleiro da vila de Alter do Chão, onde vai ouvir as mais incríveis histórias e lendas tapajônicas.

O turismo gastronômico de Santarém é singular, onde o principal tempero é a ancestralidade indígena nos pratos, nos quais ingredientes amazônicos adornam as mais deliciosas iguarias. Como o jambu, planta com um potencial de adormecer a boca, que é um dos temperos essenciais para a realização de pratos típicos santarenos, e o tucupi, líquido cor de ouro que só se encontra no Pará. Em Santarém, os turistas também se deliciam com a farinha de tapioca, que casa muito bem com o nosso líquido sagrado que é o açaí. Outro sabor marcante da nossa região é a pupunha, fruto que se come cozido.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.