Nesta quarta-feira, 20 de abril, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, recebeu em seu município o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho para a inauguração do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém “Joaquim da Costa Pereira”, uma obra entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Para prestigiar o evento, também estiveram presentes, o secretário executivo da FAMEP, Josenir Nascimento acompanhado de demais representantes das associações e consórcios regionais.
Com um custo de R$74 milhões, o local é considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário de passageiros e cargas do Brasil, vai atender diariamente cerca de 5 mil usuários e beneficiar mais de 700 mil pessoas da região do Baixo Amazonas.
O prefeito Nélio celebra a conquista e ressalta a importância do terminal para o município “Estamos aqui em Santarém muito felizes por fazer parte desse momento histórico, da entrega do Terminal Hidroviário Joaquim Costa Pereira, essa obra é um grande salto na questão portuária do nosso município, um terminal belíssimo e considerado o maior e mais moderno do Brasil, com uma infraestrutura adequada para atender com conforto e segurança todos os nossos passageiros”, o prefeito relembra que por muito tempo a população enfrentou problemas na Praça Tiradentes e faz um agradecimento, em especial ao Governo do Estado e comemora a obra que está sendo entregue.
Sobre a obra
O terminal, com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, conta com guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens e cadeiras de rodas. A sala de embarque dispõe de 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.
Climatizado, o equipamento público tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurante e espaços para instalação de lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça.
Para oferecer segurança no embarque e desembarque de passageiros, o terminal dispõe de rampa metálica biarticulada, passarela coberta e flutuante com oito fingers para atraque das embarcações. Na área externa, o estacionamento tem 5.800 metros quadrados e inclui vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos cobertos para táxis e ônibus. Já o terminal de cargas tem galpão com mais de seis mil metros quadrados, para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.
Integração
O terminal de Santarém faz parte do projeto de integração fluvial do Governo do Pará, por meio da CPH, que já entregou os terminais hidroviários em Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém), Óbidos e Monte Alegre, todos na região do Baixo Amazonas.









Fonte: Agencia Pará