Presidente da FAMEP participa de lançamento do Plano de Expansão da Azul Linhas Aéreas no Pará

Presidente da FAMEP participa de lançamento do Plano de Expansão da Azul Linhas Aéreas no Pará

O Estado do Pará ficará mais conectado e com logística facilitada. A empresa Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira, 14 de setembro, no Palácio do Governo, em Belém, o plano de expansão da companhia com a inclusão de 14 novas cidades paraenses em voos comerciais até 2022. Com a medida, a empresa vai totalizar operações aéreas comerciais em 19 cidades do Estado. Durante a agenda, o governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que a medida foi possível após a redução da tributação do ICMS para companhia aéreas que desejam investir no Estado.

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Wagne Machado, que esteve presente na cerimônia, representando os prefeitos e prefeitas do estado frisou a importante iniciativa e parceria. “O lançamento da expansão da azul no estado promove desenvolvimento e crescimento não apernas da região norte mas de todo o Brasil, a partir do momento que você interliga o estado com outras regiões, você estará permitindo com que mais investidores cheguem até o Pará e encontrem uma logística mais acessível para chegar à todas as regiões do estado. Sem falar no forte crescimento que irá gerar no setor de turismo, a FAMEP parabeniza a iniciativa de levar mais operações aéreas comerciais aos nossos municípios”, afirmou o presidente.

Com a medida anunciada hoje, a empresa vai totalizar operações aéreas comerciais em 19 cidades do Estado. A diretoria da Azul não refuta a possibilidade de retorno de voos internacionais em Belém, mas a decisão vai depender do cenário econômico e mercado internacional. Atualmente, a Companhia atende cinco municípios paraenses. A empresa interliga Belém a Altamira, Santarém, Marabá e Carajás. Além disso, a Azul possui uma vasta rede doméstica a partir do aeroporto de Belém, além de ligações interestaduais também a partir de Marabá, Santarém e Carajás.

“Nós temos por meta ampliar a oferta de voos dentro do Pará, então nós estamos com essa parceria, levando para 14 municípios a operação aeroviária que permitirá a integração do Estado. Com essa oferta estaremos facilitando a integração com o Brasil, fortalecendo economicamente estes municípios e estimulando a atividade do turismo, criando oportunidades. Importante lembrar que isto faz parte de um plano de desenvolvimento do Estado para a Azul, mas estamos dialogando com todas as companhias aéreas para provocá-las a enxergar o Pará como destino oportuno”, assinalou o governador.

O Plano de Expansão

De forma prática, o plano de expansão da Azul no Pará contempla três fases. Na primeira, prevista para novembro deste ano, por meio da sua subsidiária Azul Conecta, a companhia passaria a atender mais nove destinos: Itaituba, Porto Trombetas, Breves, Monte Dourado, Almeirim, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.
 
Em dezembro de 2021, a segunda fase do plano prevê a introdução de operações em Salinópolis, Tucuruí e Paragominas com serviços da Azul Conecta, desde que estejam com a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a infraestrutura local suporte a operação regular e segura do Cessna Gran Caravan. Já em abril de 2022, as localidades de Itaituba e Porto Trombetas passarão a ser atendidas pela Azul com aeronaves ATR 72-600, cumprindo assim a última etapa do plano de expansão da companhia.

Com informações da Agência Pará.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.