Governo do Pará anuncia lockdown na Região Metropolitana de Belém; Medida começa a valer a partir das 21h desta segunda-feira, 15

40

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado de prefeitos da RMB, anunciou na noite de sábado, 13 de março, por meio das redes sociais, que os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Benevides – Região Metropolitana de Belém – entrarão em bandeiramento preto (lockdown), a partir das 21h desta segunda-feira, 15 de março, essa medida se estenderá por 7 dias.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Wagne Machado reforça que para evitar o colapso no sistema de saúde da capital, é necessário adotar as medidas salientadas pelo governador. O governo do Estado vem ampliando, todos os dias, os números de leitos na Grande Belém. Atualmente, são 688 exclusivos para pacientes com a Covid-19 nos cinco municípios da RMB. Na sexta-feira, 12 de março, o governo entregou 50 novos leitos no Hospital Abelardo Santos, sendo 25 clínicos e 25 de UTI, e neste sábado, foram abertos mais 50 leitos, sendo também 25 clínicos e 25 de UTI. Helder também adiantou que, durante este período, o Hospital Abelardo Santos será utilizado somente para atender casos de coronavírus. Em paralelo a isso, o chefe do Executivo ressaltou ainda que esta semana, os hospitais Galileu e Jean Bitar serão utilizados para atender pacientes com a doença e que as cirurgias eletivas no Estado serão suspensas até o final de março, para que o sistema atenda a urgência dos casos de Covid-19.
Ao concluir a transmissão, o governador do Estado lamentou as mais de 9 mil mortes de paraenses pela doença e pediu a compreensão da população. “A minha solidariedade à todas as famílias dos paraenses que perderam seus parentes e amigos para essa doença, minha solidariedade aquelas pessoas que também têm parentes e amigos internados em leitos clínicos e de UTI. A medida que tomamos hoje é para evitar que mais famílias sofram, a nossa decisão é para salvar vidas, que Deus nos conforte e que possamos juntos, unidos, garantir que o Pará vença o novo coronavírus”, concluiu o governador.
O anúncio contou com as presenças de cinco prefeitos da Região Metropolitana: Edmilson Rodrigues, de Belém; Daniel Santos, de Ananindeua; Luziane Solon, de Benevides; Patrícia Mendes, de Marituba, e Marcus Leão, de Santa Bárbara do Pará.
O decreto traz as mudanças que ocorrerão nos cinco municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, santa Bárbara e Benevides que passam para o bandeiramento preto, e as demais regiões do estado se mantém na cor vermelha que significa alto risco de disseminação da Covid-19.

LISTA DE ATIVIDADES ESSENCIAIS

1. assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares;

2. assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

3. atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos;

4. atividades de defesa nacional e de defesa civil;

5. trânsito e transporte internacional de passageiros;

6. telecomunicações e internet; serviço de call center;

7. captação, tratamento e distribuição de água

8. captação e tratamento de esgoto e lixo;

9. geração, transmissão, distribuição e manutenção de energia elétrica e

de gás, incluindo o fornecimento de suprimentos e os serviços correlatos necessários ao  funcionamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia, bem como as respectivas obras de engenharia relacionadas a essas atividades;

10. iluminação pública;

11. produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;

12. serviços funerários;

Veja lista completa no decreto estadual anexado ao final desta matéria.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.