O Seminário Novos Gestores para as regiões Norte e Centro-Oeste se iniciou na manhã da última quinta-feira, 21 de janeiro, e foi finalizado na sexta-feira, 22 de janeiro, reunindo prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado do Pará. Realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o importante Seminário teve como objetivo capacitar a gestão local para promover uma gestão de qualidade.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Wagne Machado, bem como, toda a equipe técnica da Entidade estiveram presentes nos dois dias encontro, para que assim, o presidente e toda sua equipe possam estar ainda mais preparados para atender aos gestores e suas equipes de gestão municipal.
O presidente Wagne lembrou que no final de 2020, mais precisamente nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o Governo do Estado do Pará e a FAMEP também realizaram um Seminário Novos Gestores para os prefeitos eleitos e reeleitos no Estado, reforçando a importância do encontro com a CNM nesses dois dias e a parceria e principalmente, o comprometimento da FAMEP em levar sempre atualização e novas práticas para a gestão municipal.
“Nós da FAMEP, temos como principal objetivo, levar o melhor, mais prático e menos oneroso à todos os nossos filiados, sem dúvida alguma, esses Seminários, tanto o que foi realizado pela FAMEP em parceria com o Governo, quanto o da CNM, que participamos agora, são imprescindíveis para o auxílio e bom funcionamento do governo dos prefeitos eleitos em 2020, reforço ainda que os prefeitos e prefeitas podem contar com nossa equipe é que a CNM também pode contar conosco, municipalismo forte se faz com a união e com a participação de todos”, disse Machado.
1º Dia
O presidente da Confederação, Glademir Aroldi, conduziu a abertura do encontro para apresentar a estrutura, desafios e as conquistas políticas do movimento municipalista encabeçado pela entidade.
O primeiro dia de atividades dos Seminários Novos Gestores – Edição Norte e Centro-Oeste – reuniu municipalistas para debater temas como: Licenciamento Ambiental e Saneamento, no qual consultores e técnicos da CNM trouxeram recomendações importantes sobre a integração de políticas públicas nessa área; Saúde e Emendas Parlamentares, foi abordado com a supervisora da área de Saúde da CNM, Carla Abert, que trouxe esclarecimentos sobre repasses federais, emendas parlamentares e gestão da pandemia; Fontes de Receita e Alternativas para Ampliar a Arrecadação, na oportunidade, o consultor do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da CNM, Eudes Sippel reforçou a importância de o gestor municipal monitorar e conquistar as receitas de transferência, reforçando a importância dos recursos para o Município; Financiamento e o uso dos recursos da Política Nacional de Assistência Social, a consultora Rosângela Ribeiro explicou que as políticas sociais devem ser financiadas mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios e das diversas contribuições sociais; Comunicação, penúltima palestra do primeiro dia, foi abordado o tema sobre as estratégias para o sucesso na gestão, os gestores municipais das regiões Norte e Centro-Oeste conheceram recomendações que podem ser seguidas pelos prefeitos em suas cidades e na última palestra do dia, foi abordado o tema sobre boas práticas turísticas sendo uma das saídas viáveis para a retomada da economia nacional pós-pandemia.
2º Dia
Previdência Social foi o tema da abertura deste segundo dia de Seminários Novos Gestores. Na oportunidade, o ex-presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski, fez uma breve trajetória de atuação do movimento municipalista brasileiro para gestores das regiões Norte e Centro-Oeste. As demais palestras abordaram temas como: O novo Fundeb, que teve como um dos destaques da palestra Desafios da gestão da educação nos Municípios em tempos de pandemia; LRF: em mais de duas horas, a equipe do Jurídico da CNM orientou os participantes dos Seminários sobre pontos-chaves da LRF, das despesas com a folha e das compras públicas; Os gestores conheceram com a consultora do Núcleo de Governança da CNM, Marli Burato, as oportunidades de captação de recursos que podem ser acessadas de forma concentrada na Plataforma Êxitos e de transferências por meio da Plataforma + Brasil. As orientações fizeram parte do painel Alternativas para a governança municipal.
Durante os Seminários compartilhou as facilidades que as prefeituras filiadas à entidade podem utilizar. O contato direto e personalizado do gestor municipal com a área institucional foi um dos principais pontos levantados, na oportunidade, colaboradores da área institucional se apresentaram aos gestores e se colocaram à disposição dos Municípios. No último painel dos Seminários, os prefeitos eleitos conheceram um dos momentos de demonstração da força do movimento municipalista, que se reúne anualmente na capital federal para a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.